A B3 e a ACX lançaram o projeto-piloto da primeira plataforma nacional para registro primário de créditos de carbono, integrada ao ecossistema global da ACX. O lançamento ocorreu durante a Climate Week em Nova York, marcando um avanço para o mercado voluntário brasileiro.
Os créditos iniciais são gerados pela metodologia PSA Carbonflor (ECCON Soluções Ambientais e Reservas Votorantim), com foco em projetos de Soluções Baseadas na Natureza na Mata Atlântica. Empresas como Motiva e EY lideram a aquisição, atestando a credibilidade da infraestrutura.
Em dezembro de 2024, a Lei nº 15.042/2024 instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), no modelo cap-and-trade. O SBCE cria a Cota Brasileira de Emissões (CBE) e o Certificado de Redução ou Remoção Verificada de Emissões (CRVE) para o mercado regulado. A plataforma B3/ACX, com registro primário e rastreabilidade (MRV), está em alinhamento com os requisitos do SBCE e pode vir a ser sua depositária principal.
A implementação plena do SBCE será gradual, com leilões e alocações estimados para 2027. Até lá, a plataforma B3/ACX organiza a oferta e liquidez do mercado voluntário, preparando a infraestrutura para suportar o mercado regulado e auxiliando compradores e vendedores a alinharem seus critérios de integridade às futuras normas brasileiras.